
MUXIRUM DA CIÊNCIA
METODOLOGIA USADA NESTE PROJETO PARA ANALISE DA PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO E SUA TRAJETÓRIA NOS TERRITORIOS COLETIVOS DE POVOS QUILOMBOLAS, INDIGENAS E COMUNIDADES TRADICIONAIS. MUXIRUM É O NOME DADO A UMA DAS PRÁTICAS AGRICOLAS DE COMUNIDADES QUILOMBOLAS NO MATO GROSSO, A ORIGEM DA PALAVRA VEM DO TUPI - GUARANI E DÁ NOME AO TRABALHO EM GRUPO, MUTIRÃO. A FILOSOFIA MUXIRUM TEM GUIADO OS PROCESSOS DE PESQUISA E ESTUDOS DO PROJETO AGRICULTURA ANCESTRAL.
Sistemas Agrícolas Tradicionais Quilombola
Projeto iniciado em 2023 - em andamento. Realiza Diagnóstico da Agricultura Quilombola em três territórios e biomas brasileiros, e tem por objetivo identificar as principais características da biodiversidade agrícola e sua relação com sistemas alimentares e justiça climática. Está sendo realizado em conjunto com a Aliança Científica Antirracista e a CONAQ. Vincula-se a tese de doutorado da autora.

Alimento Sem Fronteira Confluências Alimentares - Brasil/Bolívia
Projeto iniciado em 2024 visa a identificação, mapeamento e formação sobre culturas alimentares confluentes na região de fronteira no Mato Grosso que compreende o território Brasil/Bolívia. Diagnóstico e formação sendo realizada em territórios de povos e comunidades tradicionais, indigenas e quilombolas.

Escrevivência Quilombola: Nossas história, Nossa Escrita
O Projeto reuniu mulheres quilombolas de Mato Grosso que através de encontros e trocas sobre produção do conhecimento, identidade e luta antirracista fizeram da escrita ferramenta de luta e incidência em uma sociedade racista que tenta nos calar diariamente. O projeto contou com apoio da Secretaria Estadual de Cultura de Mato Grosso e contará com um ebook que será lançado em Outubro de 2024. Em breve será disponibilizado aqui!

Diagnóstico da Agricultura Quilombola
Publicação Lançada em 2022 pela CONAQ, reúne o diagnóstico da Agricultura Quilombola em sete estados brasileiros nos biomas da Caatinga e Cerrado, com descrição metodológica para levantamentos em comunidades quilombolas e principais demandas para o seus fortalecimento.
Paz Quilombola
Provocada pelo conceito de Paz Quilombola de Beatriz Nascimento, Fran Paula busca através da oralidade do seu povo quilombola de diversas regiões do Brasil captar a percepção de paz quilombola na atualidade. Em um contexto de ameaças aos territórios e modos de vida, quais são os caminhos possíveis para a paz?

Livro: Racismo e Sistemas Agroalimentares
O livro organizado por Fran Paula e publicado pela CESE - Coordenadoria Ecumênica de Serviços e apoio do Ibirapitanga é resultado da confluência de diversos grupos sociais de comunidades tradicionais, indígenas e quilombolas no cerrado brasileiro. Apresenta narrativas de denuncia do racismo recaindo sobre esses territórios e anunciando práticas ancestrais de viver e conservar o Cerrado. Uma ferramenta metodológica e política da luta antirracista no Brasil.