Vamos falar sobre a origem do Alimento e Cultura Alimentar.
Foto: Pacu adquirido diretamente de pescadores artesanais em Cáceres - MT (Fran Paula).
Como uma boa pantaneira criada nas águas do Rio Paraguai, comedora de piranha, pacu, pintado, pacupeva e bagre. Aprendi desde muito pequena a valorizar o rio e tudo que ele produz: Água que mata a sede, o calor do Mato Grosso e a fome.
Pescar com papai e mamãe, meus irmãos e primos e acampar nas praias, sempre foram hábitos cultivados na família. Entre as coisas que mais me orgulho de ter aprendido com meu pai foi tirar o anzol da boca da Piranha com as próprias mãos.
E se tem uma coisa que eu valorizo acima de tudo é a cultura da pesca, sempre preferi pescar nos barrancos do rio, usar linhada ao invés de molinete, pelo simples prazer de ver a linha do anzol rodopiar no ar como um laço e depois correr sobre a lâmina d’água.
Entre a pesca e o preparo, o mais importante é manter o sabor do alimento e sua qualidade, por isso procuramos sempre consumir peixe de rio ao invés dos criados em cativeiros e tanques de piscicultura.
Além da liberdade o peixe de rio tem sua alimentação a base de vegetais aquáticos, frutos nativos das arvores das encostas dos rios, de outros peixes e crustáceos. Já os criados em tanques e/ou cativeiros, ou seja, fora do seu habitat natural se alimentam basicamente de ração industrializada a base de milho e soja transgênicas.
E pra piorar em alguns casos são utilizados larvicidas (agrotóxicos) nos tanques de criação, para controle de larvas que afetam o ganho de peso dos peixes.
Por isso, incentivamos o consumo dos peixes de Rio, que tem melhor qualidade, além do apoio direto a uma rede de pescadores, ribeirinhos que sobrevivem da pesca e venda do Alimento.
Em casa consumimos uma diversidade de alimentos da nossa cultura alimentar a base de peixe: Ventrecha de Pacu frita acompanhado de mandioca cozida ou arroz sem sal, Pacu assado na folha de bananeira com recheio de farofa de banana e a famosa mojica de Pintado, e ainda o revigorante caldo de piranha.
O mais importante é a garantia do sabor do alimento e a nossa saúde.
Foto: Peixada Cacerense na brasa - Pacu assado na folha de bananeira (Fran Paula).
Confira o Vídeo Relato deste post a seguir:
Vídeo relato: De onde veio o peixe?
Por: Fran Paula
29 de setembro de 20200.
Que texto lindo, obrigado pro esse trabalho tão especial ❤